Entre os atrativos para os visitantes da 9ª Exposição Industrial, Comercial, Serviços e Agronegócios de Candelária (Expocande), que se estende até domingo, 6 de maio, está a exposição do Museu Aristides Carlos Rodrigues. Dentro do Parque Municipal de Eventos Itamar Vezentini, a Exposição de Paleontologia, que faz do município referência mundial no assunto, localiza-se junto ao Hangar, no prédio do Sindicato Rural de Candelária. No local estão em exposição fósseis de animais extintos, desde os de porte maior até sinais de atividade de insetos e outros pequenos animais. Destaque para a família de Jachaleria, novas réplicas que foram produzidas especialmente para a Expocande.

Conforme o curador do museu, Carlos Nunes Rodrigues, a Jachaleria é a última espécie da linhagem de dicinodontes, extintos no fim do Triássico, mais ou menos 220 milhões de anos. “O tamanho é de um pequeno bovino. Eles viviam em bandos e não tinham dentes, possuíam um bico córneo similar ao das tartarugas”, explica ele. Além da família, estão em exposição réplicas de animais como Guaibassaurus, Fitossauro, Rincossauro, Exaeretodon, Prestosuchus, Dinodontossauro com um Chiniquodon, o Candelariodon e o Botucaraitherium. Rodrigues ainda comenta que, no total, estão expostas 17 esculturas, de 11 animais.

Na exposição também estão fósseis de Jachaleria, de dinodontossauro, e de prestosuchus; marcas de insetos, uma trilha deixada por artrópodes, um esqueleto completo de cinodonte, entre outros. Uma das novidades é a volta do Papai Noel, que recebeu um nome científico Pagosvenator candelariensis. Rodrigues está muito otimista com a movimentação da exposição. “Este ano recebemos o apoio da Expocande para a confecção de novas réplicas e auxílio dos custos da exposição. Além disso, vários eventos foram realizados para valorizar e incentivar ainda mais a paleontologia em nosso município”, destaca. Quem visitar a Exposição de Paleontologia poderá obter informações mais técnicas com estudantes e paleontólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Texto: Assessoria de Imprensa | Four Comunicação
Fotos: Frederico Sehn

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital